- Não conte com uma fogueira para evitar a hipotermia. Use sempre roupas adequadas em todas suas trilhas.
- Procurar comida, caçar e pescar não é uma prioridade imediata. A prioridade é poder se proteger dos elementos naturais (frio, vento, chuva e animais) e encontrar água.
- O teto não é a parte mais importante de um abrigo. A parte mais importante é a cama para poder isolar-se do frio do chão e dos insetos.
- Não se deve chupar o veneno de uma mordida de serpente. Deve-se lavar o local da picada com água e sabão, hidratar a vitima e procurar assistência médica de forma urgente.
- A caça e a pesca não são as formas mais eficientes de se alimentar em ambientes naturais. A coleta de frutas, ovos de pássaros e vegetais representam as formas mais eficientes de se alimentar.
- O fogo por atrito não é uma técnica fácil e confiável. Não se trata de uma técnica na qual devemos contar.
- A pederneira não é a forma mais eficiente de se fazer fogo. A melhor forma de fazer fogo é usando um isqueiro, fósforos e uma isca (algodão com vaselina por exemplo).
- O material que você irá precisar em situação de sobrevivência não estará sempre disponível. Carregue tudo o que for realmente precisar (barraca, armas, cordas etc.).
- As técnicas complexas e demoradas não são úteis em situação de sobrevivência. As técnicas úteis são simples, rápidas e eficazes.
- Se estiver em situação de risco de hipotermia, beber álcool não esquenta. Em realidade beber álcool reduz a sensação de frio e altera seu julgamento.
- A urina não deve ser bebida. Beber urina acelera a desidratação e não traz benefícios para a saúde.
- A sobrevivência não é divertida. A sobrevivência é um desafio doloroso e estressante.
- A sobrevivência não consiste em vencer a natureza. Ela consiste em viver em harmonia com a natureza.
Muito bem explicado!